Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Pedro Westphalen: Piso salarial da enfermagem começa a ser resolvido com desoneração na área da saúde

31/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Pedro Westphalen (PP-RS)

A desoneração da folha de pagamentos na área de saúde é um dos caminhos para viabilizar o pagamento do novo piso salarial dos profissionais da enfermagem, mas é necessário buscar outras fontes de recursos, segundo alerta o deputado Pedro Westphalen (PP-RS), relator do projeto no Plenário da Câmara dos Deputados. O parlamentar lembra que devem ser necessários R$ 16 bilhões para viabilizar os novos valores salarias para enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiros.

Pedro Westphalen destaca ainda que as santas casas e entidades filantrópicas, que representam a sustentação assistencial do Brasil, precisam receber um aporte especial, porque já têm benefícios tributários e não serão atingidos pela desoneração da folha. Uma das alternativas citadas pelo deputado é a autorização para os jogos de azar no país.

O congressista comenta ainda que o atendimento à saúde no Brasil precisa ser considerado em sua complexidade, já que mesmo os hospitais privados e clínicas atendem um grande contingente de pacientes pela tabela do Sistema Único de Saúde. O subfinanciamento do SUS, segundo ele, provocou uma dívida acumulada de R$ 70 bilhões dos hospitais filantrópicos, que pode ser resolvida a partir do pagamento por serviços, sob o risco de aumentar em perto de 50 milhões de usuários o volume de atendimentos na rede pública.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo