Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Leandre: Medidas protetivas urgentes vão preservar idosos e pessoas com deficiência contra a violência

30/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Leandre (PSD-PR)

A Lei Maria da Penha está sendo usada como modelo para ampliar a proteção aos idosos e pessoas com deficiência, determinando medidas de urgência que garantam sua integridade física em até 48 horas. A relatora da proposta, deputada Leandre (PSD-PR), a ação é necessária porque grande parte dos casos de agressão física, psicológica ou financeira é cometida por pessoas próximas, inclusive dentro da própria moradia ou em instituições de acolhimento.

Na visão da parlamentar, a sociedade precisa passar por uma mudança cultural para acabar com a violência sobre grupos mais vulneráveis, como os idosos, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes. Ela lembra que esses segmentos têm sido as maiores vítimas de violência ao longo da pandemia, pelo isolamento a que foram submetidos, com ênfase para os aposentados e pensionistas,, que muitas vezes têm seus benefícios previdenciários confiscados pela família.

Leandre também é relatora de outra proposta, que permite que os consórcios públicos possam instituir fundos para custear programas, ações e projetos de interesse público. Ela reforça as vantagens de projetos que os municípios, por exemplo, podem fazer de forma coletiva, especialmente na área de saúde.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo