Rádio Câmara

Salão Verde

Rio-92 - 30 anos

Rio-92 - 30 anos

30/05/2022 - 12h00

Em duas edições seguidas perto do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), Salão Verde vai celebrar os 30 anos da Cúpula da Terra, também conhecida como Rio-92 e Eco-92. O primeiro programa relembra o contexto, os objetivos e os principais resultados da conferência que reuniu chefes de estado, no Riocentro, e a sociedade civil (Fórum Global), no Aterro do Flamengo, de 3 a 14 de junho de 1992. A Rio-92 consolidou as ideias de desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade e mitigação das mudanças climáticas. Cientistas e ambientalistas comentam as mobilizações prévias e os resultados do encontro, que incluem a Agenda 21 e a Carta da Terra. O programa ainda mostra a repercussão da conferência no Plenário da Câmara dos Deputados e relembra como a Constituição de 1998, promulgada pouco mais de três antes, foi fundamental para o papel do Brasil na Rio-92.

Pontos de vista nesta edição: Boutros Ghali, ex-secretário-geral da ONU; Maurice Strong, articulador da Rio-92; Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega; Aziz Ab’Saber, geógrafo e representante da Academia Brasileira de Ciências na Rio-92; Carlos Nobre, climatologista recentemente eleito para a academia de ciência britânica Royal Society; André Ferreti, da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza; e Mário Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica e articulador da sociedade civil na Frente Parlamentar Ambientalista. Ex-deputados: Fábio Feldmann (PMDB-S P); Sarney Filho (PFL-MA), Paulo Delgado (PT-MG), Beth Azize (PDT-AM) e Sérgio Arouca (PPS-RJ) (*partidos na ocasião da Rio-92).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h; terça, 6h; sexta, 12h; e domingo, 10h.

TODAS AS EDIÇÕES