Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Túlio Gadelha: Plano combate escravidão, trabalho infantil e informal no polo gesseiro de Araripe

19/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Túlio Gadelha (Rede-PE)

Exploração do trabalho infantil, condições análogas à escravidão e informalidade são os principais problemas enfrentados pelos trabalhadores do polo gesseiro do Araripe, em Pernambuco, e a situação é objeto de debate na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, a pedido do deputado Túlio Gadelha (Rede-PE). A região é responsável por 90% da produção nacional de gipsita, o minério que dá origem ao gesso, e Araripe e municípios vizinhos geram 12 mil empregos diretos e 64 mil indiretos.

Na visão do parlamentar, os obstáculos são potencializados pela falta de políticas públicas que impedem a extensão para os trabalhadores e a população local dos benefícios econômicos da exploração da gipsita. Túlio Gadelha reclama por exemplo que a extinção inicial do Ministério do Trabalho, depois recomposto no atual governo, reduziu os recursos financeiros e o quantitativo de auditores do trabalho.

O congressista cita que um plano de desenvolvimento local foi elaborado em parceria entre a Fundação Getúlio Vargas, Ministério Público do Trabalho e Organização Internacional do Trabalho para auxiliar na gestão das empresas locais, com o objetivo de reduzir a informalidade, combater o trabalho irregular e aumentar a arrecadação dos municípios do polo gesseiro.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE