Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Rogério Correia: Mineração na Serra do Curral compromete abastecimento de água para Belo Horizonte

17/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Rogério Correia (PT-MG)

O deputado Rogério Correia (PT-MG) está entrando com recurso no plenário do Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais questionando a autorização para que a empresa Tamisa implante um projeto de mineração na Serra do Curral, nas franjas da área urbana de Belo Horizonte. Ele aponta que a ação se soma aos questionamentos dos ministérios públicos Estadual e Federal e da própria prefeitura da capital mineira e da falta de anuência de órgãos como o Ibama, o Iphan e seu equivalente estadual.

O parlamentar destaca que a região é responsável por 70% dos recursos hídricos que abastecem toda a região metropolitana e também é responsável pela regulação do clima na região, além de ser fonte de lazer, cultura e turismo. Ele antecipa a expectativa de que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprove proposta de emenda à Constituição do estado para transformar a Serra do Curral em patrimônio histórico e área de proteção ambiental.

Rogério Correa denuncia ainda que a mineração vai representar a extração de 140 hectares de mata atlântica, o que é proibido por legislação federal, para um retorno que equivale a apenas 4% do que, por exemplo, a companhia Vale explora no estado.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE