Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Pedro Uczai: Privatização da Eletrobras pode aumentar valor da tarifa de energia elétrica em até 16%

16/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Pedro Uczai (PT-SC)

Debate na Comissão de Legislação Participativa analisa o processo de privatização da Eletrobras, e o presidente do colegiado, deputado Pedro Uczai (PT-SC), que também pediu a realização do evento, aponta que a venda da companhia pode encarecer as tarifas de energia em 16%. O estudo foi feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e o parlamentar aponta que acaba suprindo a falta de estimativas por parte do Poder Executivo ou da própria Eletrobras, e não apenas sobre os novos custos da energia, mas sobre o próprio valor da companhia.

O deputado comenta também que o governo federal fixou o preço da empresa em R$ 67 bilhões, sendo que o Tribunal de Contas da União avaliou o valor da companhia em pelo menos R$ 130 bilhões. O TCU, aliás, retoma nesta semana o julgamento sobre a privatização da Eletrobras.

Pedro Uczai complementa que a venda dos ativos da empresa, que responde por perto de metade as linhas de transmissão de energia elétrica no país, com mais de 74 mil quilômetros, pode significar a renúncia do Brasil à soberania sobre os ativos energéticos do país. Hoje, a companhia concentra 36 usinas hidrelétricas, 10 termelétricas, 2 termonucleares, 20 eólicas e 1 solar, e o parlamentar questiona os interesses econômicos e estratégicos que seriam postos em prática por uma empresa estrangeira que eventualmente adquirir a Eletrobras.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo