Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Joenia Wapichana: Comissão recebe relatos de estupros e assassinatos contra mulheres e crianças Yanomami

13/05/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Joenia Wapichana (Rede-RR)

Oito parlamentares, entre deputados e senadores, verificaram in loco as denúncias de estupros e assassinatos contra crianças e mulheres Yanomami em Roraima, cometidos por garimpeiros que estão explorando ilegalmente o território. Coordenadora da comissão externa, a deputada Joenia Wapichana (Rede-RR) aponta que a situação tem provocado muito temor entre os indígenas, inclusive porque há relatos de ataques reiterados que inibem até mesmo o cultivo de produtos de subsistência pelo medo da violência.

Estimativas apontam para a presença de até 20 mil garimpeiros no território, e os órgãos de controle como a Polícia Federal e o Ibama alegam que a estrutura de fiscalização é deficiente e há poucos servidores para monitorarem a área. Segundo a parlamentar, a retirada dos ocupantes ilegais é necessária porque o garimpo em terras indígenas é crime, além de provocar desmatamento, contaminação dos rios e riscos à saúde dos moradores locais.

Joenia Wapichana denuncia ainda as consequências sociais e humanitárias do impacto do garimpo sobre as populações indígenas, com o aumento do alcoolismo, fome, desestrutura familiar e casos de suicídios, especialmente entre os jovens.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE