Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Jones Moura: Carência de servidores e burocracia dificultam a concessão de benefícios previdenciários

12/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Jones Moura (PSD-RJ)

Autor de pedido para a realização de debate sobre a medida provisória que muda a análise de benefícios previdenciários, o deputado Jones Moura (PSD-RJ) aponta a falta de servidores públicos como a principal causa da demora no atendimento aos trabalhadores que vão ao INSS requerer seus direitos. Outro fator, segundo ele, são as dificuldades enfrentadas por muitos no acesso ao sistema do órgão, mesmo que muitas etapas do processo de concessão possam ser feitas pela internet.

A audiência pública acontece na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara e vai reunir entidades dos aposentadores e pensionistas, bem como representantes dos servidores da Seguridade Social. Jones Moura adianta que o debate faz parte de uma série de discussões que vão servir de base para a apresentação de uma proposta ao Poder Executivo.

Outra questão importante que envolve a concessão dos benefícios, segundo o parlamentar, são as fraudes cometidas contra o sistema, tanto pela tentativa de obtenção de pensões sem o preenchimento dos requisitos quanto pela ação de atravessadores, que se oferecem para auxiliar os requisitantes em troca de valores extorsivos. Por outro lado, ele alerta que o controle de fraudes não pode provocar mais atrasos na fila de concessões.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo