Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Danilo Forte: Câmara busca opções para atender concessionárias sem aumento abusivo na tarifa de energia

12/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Danilo Forte (UNIÃO-CE)

Audiência pública da Comissão de Minas e Energia debate os percentuais já aprovados de aumento acima da inflação dos valores da energia elétrica no Ceará e a perspectiva de reajustes em outros estados. Autor do pedido para o encontro, o deputado Danilo Forte (UNIÃO-CE) observa que o momento é preocupante porque alavanca os índices inflacionários, atingindo especialmente o consumidor residencial e os pequenos comerciantes e produtores rurais, para os quais o aumento chegou a 32%, poupando apenas as famílias beneficiárias das tarifas sociais e os grandes consumidores, que podem buscar a energia consumida no mercado livre.

Para o deputado, é necessário buscar uma alternativa que possa acomodar as necessidades das empresas concessionárias sem que o consumidor arque com aumentos excessivos, acima da inflação. Por isso, ele questiona em qual etapa do processo de geração e distribuição da energia elétrica se encontra a justificativa para o índice definido.

Danilo Forte lembra ainda que o Brasil é o maior produtor de energia renovável do mundo, principalmente com a hidroeletricidade, mas também pela energia eólica e solar. Na visão do deputado, o Brasil não pode atrelar sua política energética ao mercado internacional de commodities, mas reforçar sua atuação como grande produtor de eletricidade limpa.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo