Rádio Câmara

Kalimba

TONECAS PRAZERES

TONECAS PRAZERES

15/05/2022 - 14h00

Kalimba aterrissa nas Ilhas MaravilhosasSão Tomé e Príncipe, pequeno país insular lusófono da África Ocidental, pouco conhecido dos brasileiros mas muito importante para a história de nosso país.

Tonecas Prazeres nasceu na ilha do Príncipe e, ainda jovem, foi para Portugal estudar Engenharia.  Trocou os estudos pela música e tornou-se um dos principais representantes do som santomense, especialmente o Socopé, ritmo dançante e alegre, típico das ilhas situadas nos trópicos.

Com quase quarenta anos de carreira, Tonecas é uma referência obrigatória quando se fala na música e na cultura de São Tomé e Príncipe.

Esta edição apresenta as faixas de seu único álbum, Afrovungo Project, além de uma canção composta para a campanha de prevenção da COVID-19 em Portugal, gravada com artistas africanos de língua portuguesa.

 

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES