Rádio Câmara

Reportagem Especial

Fibromialgia - Capítulo 3

20/05/2022 - 08h00

Capítulo 1

A falta de conhecimento sobre o que é a fibromialgia deixa quem sofre com essa síndrome afastado de políticas públicas que poderiam melhorar muito a qualidade de vida dessas pessoas. As mulheres são a maioria dos pacientes com fibromialgia, uma doença sem cura, caracterizada por dores crônicas, e que não tem uma causa conhecida.

Capítulo 2

Os protocolos de diagnóstico e de tratamento da fibromialgia têm passado por mudanças. As classificações que monitoram a incidência e a prevalência de doenças são indicativos importantes para a construção de políticas públicas na área de saúde. E são referências para projetos de lei que tratam da fibromialgia.

Capítulo 3

Pessoas que têm fibromialgia se mobilizam para acompanhar o debate de projetos sobre o tema no Congresso Nacional. Já existem algumas leis em cidades e estados que atendem quem tem a doença. E algumas propostas em análise na Câmara transformam essas conquistas regionais em políticas públicas nacionais.

Entrevistas nesse capítulo: Carmem Miranda Souza, presidente da Anfibro (Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlacionadas); Carlos Gropen, médico fisiatra e presidente da Sociedade para Estudos da Dor/DF; Eduardo Santana, presidente da Associação Internacional de Especialistas e Pesquisadores em Funcionalidade; José Eduardo Martinez, médico reumatologista e membro da Comissão Científica de Dor, Fibromialgia e outras Síndromes de Partes Moles da Sociedade Brasileira de Reumatologia. As deputadas Geovânia de Sá (PSDB-SC) e Erika Kokay (PT-DF) E o deputado Dr. Leonardo (Republicanos-MT).

Produção: João Paulo Florêncio

Trabalhos Técnicos: Nilton Gomes

Edição: Claudio Ferreira

Reportagem: Vera Morgado

 

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h