Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Padre João: Uso extensivo de agrotóxicos compromete qualidade dos alimentos na mesa do brasileiro

11/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Padre João (PT-MG)

A atual política brasileira sobre o uso de agrotóxicos representa um retrocesso, na visão do deputado Padre João (PT-MG), que está à frente de audiência pública a ser realizada na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Segundo ele, o uso extensivo de defensivos agrícolas prejudica a segurança alimentar da população, por comprometer a qualidade dos alimentos.

Levantamento de entidades ligadas ao meio ambiente apontam que a cada dois dias um brasileiro perde a vida por consequências da intoxicação com agrotóxicos, sendo que 20% das vítimas são crianças e adolescentes. O parlamentar acrescenta que hospitais em municípios com alta incidência de aplicação de defensivos agrícolas relatam a má formação de fetos.

O projeto que flexibiliza o uso de agrotóxicos já foi aprovado na Câmara e está sendo analisado pelo Senado, e Padre João aponta que a mudança prejudica ainda comunidades tradicionais próximas a grandes lavouras, a biodiversidade, as áreas de proteção e as nascentes.

O parlamentar acredita que seja possível produzir em larga escala sem o uso maciço de agrotóxicos, inclusive porque o produto mata os micro-organismos que ajudam a aumentar o percentual de nitrogênio no solo. Para o deputado, a agricultura brasileira está entre os maiores consumidores de agrotóxico porque cede às pressões das companhias que dominam o mercado.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo