Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Kim Kataguiri: Comissão de Educação vai cobrar respostas sobre denúncias de corrupção no ministério

11/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Kim Kataguiri (UNIÃO-SP)

A constante troca de titulares compromete o planejamento e as ações do Ministério da Educação, segundo avalia o novo presidente da Comissão de Educação da Câmara, o deputado Kim Kataguiri (UNIÃO-SP). O colegiado recebe o quinto ministro do atual governo em audiência pública conjunta com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.

Os integrantes dos dois órgãos da Câmara devem cobrar do ministro uma resposta sobre as denúncias de corrupção que atingem a pasta, especialmente o sobrepreço e o direcionamento nas licitações para a compra de kits de robótica a escolas sem infraestrutura e para ônibus de transporte escolar, bem como sobre o favorecimento a aliados políticos na liberação de recursos com a intermediação de dois pastores que nem mesmo detêm cargo oficial no Ministério.

A falta de planejamento, segundo Kim Kataguiri, prejudica as políticas que já deveriam estar em andamento para recuperar a educação nacional dos problemas verificados ao longo da pandemia de coronavírus. O deputado cita a alta do analfabetismo entre crianças de até 8 anos e a evasão escolar no ensino médio, e revela que a comissão tem estudado programas de sucesso em estados e municípios como a busca ativa de adolescentes que estão fora do ambiente escolar, bem como a qualificação dos professores para garantir a alfabetização.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo