Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Vitor Lippi: Emenda constitucional vai garantir continuidade de benefícios para o setor de informática

10/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Vitor Lippi (PSDB-SP)

O Congresso Nacional promulga emenda constitucional que que garante benefícios tributários a empresas de tecnologia da informação e comunicação e de semicondutores, com a manutenção de incentivos e benefícios fiscais e tributários para essas empresas. Relator da matéria na Câmara, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) explica que o Parlamento preserva a participação do Brasil no mercado internacional de produtos eletroeletrônicos e semicondutores, sendo o maior produtor mundial fora da Ásia.

O deputado avalia que o setor é estratégico para o Brasil, inclusive porque os componentes eletrônicos cada vez mais fazem parte de equipamentos usados no dia a dia, desde aparelhos eletrônicos nas residências até veículos e implementos para a agricultura. Com a crise mundial na oferta de semicondutores, observa Vitor Lippi, a manutenção da competitividade do país pode garantir mercados para os produtos nacionais.

O parlamentar celebra ainda que a emenda constitucional estabelece a redução da carga tributária sobre os produtos fabricados no Brasil, justamente para que as indústrias nacionais mantenham o nível de competição com concorrentes internacionais. O setor emprega hoje perto de 500 mil trabalhadores, direta e indiretamente.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo