Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Pinheirinho: Comissão de Seguridade deve debater importância das santas casas no atendimento à saúde

06/05/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Pinheirinho (PP-MG)

As santas casas representam 70% dos atendimentos de alta complexidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e o novo presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Pinheirinho (PP-MG) defende a concessão de juros subsidiados para os financiamentos procurados pelas instituições, e comemora que nos últimos anos as taxas cobradas já caíram praticamente pela metade. Para ele, o reajuste da tabela de procedimentos do SUS é um dos temas mais importantes para a saúde nacional, não apenas para as santas casas, mas também para as prefeituras, que muitas vezes acabam complementando os valores.

Pinheirinho avalia que a pandemia de coronavírus causou muito impacto sobre os processos da saúde no país, com a paralisação de procedimentos como cirurgias eletivas, tratamento do câncer e até mesmo consultas, o que provocou uma demanda represada nos serviços de saúde, tanto públicos quanto privados.

Outros temas a serem debatidos, que o parlamentar prevê para 2022, são a qualificação dos profissionais, a superlotação hospitalar e o tratamento de doenças raras. Ele acredita que os trabalhos da comissão não serão contaminados pelo debate eleitoral das eleições gerais.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo