Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Rodrigo Coelho: Desoneração da folha de pagamentos pode recuperar segmento do turismo no país

06/05/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Rodrigo Coelho (Pode-SC)

O novo presidente da Comissão de Turismo, deputado Rodrigo Coelho (Pode-SC) defende a inclusão do setor entre os segmentos beneficiados pela desoneração da folha de pagamentos, ou seja, a possibilidade de recolher um percentual da receita bruta das empresas ao invés de 20% da folha salarial como base para o recolhimento previdenciário. O parlamentar lembra que a área de turismo foi, ao lado da cultura, um dos primeiros setores da economia a paralisar suas atividades por conta da pandemia de coronavírus.

Rodrigo Coelho também aponta que é necessário qualificar os profissionais que atuam no turismo, especialmente para que possam se comunicar em inglês com visitantes estrangeiros.

Para o novo presidente do colegiado, o potencial turístico do país pode ser melhor explorado a partir de outros mecanismos legais como a Lei Geral do Turismo, que já foi aprovada na Câmara, e a instituição do Fungetur, um fundo próprio para aprimorar a infraestrutura e especialização dos profissionais, bem como as concessões de equipamentos públicos com apelo de visitação, como o Parque Nacional do Iguaçu, já repassado à exploração pela iniciativa privada.

Ele acrescenta que outra medida que pode atrair mais visitantes internacionais ao país é a liberação dos jogos de azar, com a possibilidade de instalação de cassinos em resorts no país.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo