Rádio Câmara

Kalimba

RICHARD BONA

RICHARD BONA

08/05/2022 - 14h00

África e Jazz são duas palavras que combinam muito bem. Nesta edição Kalimba apresenta Bona Pinder Yayumayalolo, conhecido mundialmente como Richard Bona.

Nascido na República dos Camarões (conterrâneo do grande Manu Dibango), neto de um griot mandinga, Richard Bona deixou seu país aos 22 anos de idade para estudar contrabaixo na Alemanha e na França, e mais tarde se estabeleceu nos Estados Unidos, onde foi recebido por ninguém menos que Quincy Jones.

Mora em Nova York e é considerado um dos maiores baixistas de jazz da atualidade, além de talentoso vocalista. Dá aulas na Universidade e já tocou e gravou com Harry Belafonte, Herbie Hancock, Quincy Jones, Chick Corea, Cesária Évora, Sting, Pat Metheny, Stevie Wonder, Bobby McFerrin, Chucho Valdés, George Benson.  Também mergulhou na música afrocubana com o Buena Vista Social Club. Para completar, é um vencedor do Grammy.

Richard Bona já esteve no Brasil em várias turnês, com apresentações no Bourbon Street (SP), Blue Note (Rio), Teatro Castro Alves (Salvador) e no Ilhabela in Jazz Festival.

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES