Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Giacobo: Plano Safra de R$ 20 bilhões é essencial para agricultor fazer frente ao aumento de custos

05/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Giacobo (PL-PR)

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural vai buscar a garantia de R$ 20 bilhões para o financiamento do Plano Safra, especialmente para combater as consequências de contratempos climáticos observados nas principais regiões cultivadas, a exemplo da seca que atingiu os três estados do Sul, segundo antecipa o deputado Giacobo (PL-PR), que assume a presidência do colegiado depois de já ter comandado os trabalhos no ano de 2013.

Ele aponta que a produtividade no setor vem crescendo, notadamente a partir da década de 1980, devido à evolução tecnológica no campo, inclusive junto à agricultura familiar. Giacobo lembra que, há cerca de 40 anos, um hectare plantado de soja rendia 60 sacas, contra as 200 colhidas atualmente.

O parlamentar defende ainda que a comissão priorize os debates sobre a garantia de condições para que o agricultor barateie o custeio de seu plantio. Por conta disso, o colegiado já iniciou gestões junto aos ministérios das Relações Exteriores, Economia e Agricultura, para construir uma ação conjunta na busca de alternativas para o financiamento da produção, desde o preparo da terra e o plantio até a colheita.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE