Rádio Câmara

Salão Verde

Petrópolis e a gestão de tragédias

Petrópolis e a gestão de tragédias

09/05/2022 - 12h00

  • Petrópolis e a gestão de tragédias

Salão Verde pergunta: como administrar o caos que se instala em uma cidade após catástrofes climáticas? Em audiência na Câmara dos deputados, o prefeito e o secretário de defesa civil de Petrópolis detalharam a difícil gestão desse caos, desde os primeiros minutos de uma situação crítica até a constatação e os desdobramentos da tragédia. E concluíram que, entre as lições, está a urgência de revisão nos protocolos de prevenção de catástrofes devido às mudanças climáticas. Só no início deste ano, a “cidade imperial” registrou 240 mortes, 7.375 deslizamentos de terra e mais de R$ 700 milhões de prejuízos, após duas enchentes muito fora do padrão: 260 mm de chuva em duas horas, em 15 de fevereiro; e 550 mm de chuva em 24 horas, em 20 de março. Esses volumes, comuns em áreas com pré-tufão, surpreendem até um especialista em defesa civil, com 25 anos de atuação na prevenção de catástrofes. Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Pontos de vista nesta edição: Rubens Bomtempo, prefeito de Petrópolis; Gil Kempers, secretário de defesa civil de Petrópolis; e Marcus Curvelo, secretário de saúde de Petrópolis. Deputados: Gurgel (PL-RJ), coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre a Calamidade Pública em Petrópolis, e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), integrante da comissão.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.