Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Aluísio Mendes: Presidente da Comissão de Segurança defende mais rigidez contra o feminicídio

03/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Aluísio Mendes (PSC-MA)

Novo presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, o deputado Aluísio Mendes (PSC-MA) defende penas mais rígidas para os crimes de feminicídio, violência contra as mulheres e agressões, inclusive de cunho sexual, contra crianças e adolescentes. O parlamentar avalia que a sociedade pede dureza na penalização aos condenados, mas também medidas para evitar que os crimes aconteçam ou sejam repetidos. Ele aponta que a educação é o fator que, no longo prazo, pode transformar o comportamento social, minimizando o impacto dos crimes, mas que de forma imediata é preciso buscar soluções para diminuir as estatísticas.

O congressista defende ainda instrumentos mais ágeis para as forças públicas de segurança, especialmente com investimentos em inteligência tecnológica, mas também reitera que é necessário reformar as normas legais, que em sua opinião estão entre as mais brandas do mundo, a começar pela Lei de Execução Penal.

Aluísio Mendes lembra que o Brasil teve uma redução pontual no número total de homicídios, mas continua como um dos países mais violentos do mundo. Por isso, considera que a comissão do qual é o novo presidente seja uma das mais importantes da Câmara.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo