Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professora Rosa Neide: Derrubar veto à Lei Paulo Gustavo será prioridade para a Comissão de Cultura

02/05/2022 -

  • Entrevista - Dep. Professora Rosa Neide (PT-MT)

A Comissão de Cultura da Câmara vai trabalhar pela derrubada do veto presidencial à Lei Paulo Gustavo, que garante R$ 3,8 bilhões para o fomento a projetos culturais em todo o Brasil. Nova presidente do órgão, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) observa que a proposta contribui para o enfrentamento à falta de emprego e renda no setor, e lembra que os profissionais da cultura estiveram entre os primeiros a paralisarem suas atividades por conta da pandemia de coronavírus, assim como estão entre os últimos a retornarem.

A congressista acrescenta que a comissão deve trabalhar pela revisão do Plano Nacional de Cultura, que traça diretrizes para a proteção e valorização da diversidade cultural brasileira, e para isso vai realizar debates com a participação de especialistas, além de encaminhar carta de compromissos sobre a cultura a todos os candidatos a presidente e governadores.

Professora Rosa Neide antecipa também que as reuniões da comissão serão precedidas de eventos de resgate da memória cultural nacional, tanto com espaço para a apresentação e denúncias quanto para anúncios de conteúdos culturais relevantes. A deputada denuncia que parte da cultura que representa a história do Brasil está abandonada, e cita como exemplo os recentes incêndios na Cinemateca e museus.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo