Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Milton Coelho: Comissão quer saber plano dos ministérios da Ciência e Tecnologia e Comunicação

29/04/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Milton Coelho (PSB-PE)

A prioridade da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara será conhecer os planos de trabalho dos ministérios da Comunicação e também da Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir de convite aos titulares das duas áreas, conforme antecipa o novo presidente do colegiado, deputado Milton Coelho (PSB-PE).

O deputado também defende a revisão das ações implementadas pelo governo federal para o fechamento da Ceitec, única fábrica de chips e semicondutores do Brasil, que segundo ele vinha acumulando conhecimento num setor estratégico para a produção mundial de equipamentos.

Na visão do parlamentar, o investimento em pesquisa científica é fundamental a qualquer país que preze por sua soberania para atuar de forma independente no consenso internacional e desenvolver sua tecnologia industrial. O deputado lamenta que o Brasil, historicamente, nunca investiu na área da mesma forma que os países desenvolvidos, e por isso deve a estruturação do sistema nacional de tecnologia muito mais da pressão da sociedade, pesquisadores, universidades e indústria, do que propriamente por uma ação e planejamento dos governos, e acrescenta ainda que houve um avanço nos últimos 30 anos com a criação de fundos setoriais de fomento, interrompido no atual governo.

Apresentação - Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE