Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Professor Israel Batista: Sistema Nacional de Educação é prioridade para o setor de ensino no país

28/04/2022 -

  • Entrevista - Dep. Professor Israel Batista (PSB-DF)

Aprovar o Sistema Nacional de Educação é a prioridade da frente parlamentar em defesa da educação, coordenada pelo deputado Professor Israel Batista (PSB-DF), para que a União, estados e municípios promovam ações integradas na área de ensino. O texto da proposta define as responsabilidade dos três níveis de governo na educação pública. O parlamentar lembra que, durante a pandemia, o governo federal marcou a data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem nem mesmo consultar as secretarias estaduais da área.

O deputado sugeriu a realização, no início da semana, de audiência pública que marcou o dia da educação, comemorado hoje em todo o mundo. Na visão de Professor Israel Batista, o Brasil tem perdido tempo em debates que não trazem nenhum resultado prático para a sociedade, que acabam tomando espaço de discussões mais importantes a serem travadas, como o déficit de aprendizagem, os métodos de avaliação do ensino e as altas taxas de evasão escolar.

O deputado propõe que União, estados e municípios realizem uma busca ativa dos mais de 5 milhões de alunos do ensino fundamental e médio que deixaram os estudos por conta da pandemia, incluindo o aprimoramento da infraestrutura das escolar e um trabalho de assistência social para entender as causas da evasão.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo