Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Parceria entre Câmara e Tribunal Superior Eleitoral vai promover ações de combate à desinformação

26/04/2022 -

  • Entrevista - Vitor Monteiro

O principal objetivo do acordo de cooperação entre a Câmara dos Deputados e o Tribunal Superior Eleitoral para combater as notícias falsas no período eleitoral é fomentar uma rede de instituições que reproduzam informação de qualidade durante o processo, segundo relata o analista do TSE Vitor Monteiro.

O Tribunal e a Câmara estabeleceram a parceria com base em três eixos de atuação: a oferta de informação de qualidade através do máximo de meios possíveis, com rapidez e ampla difusão; a capacitação do eleitor para entender como funcionam as informações; e o bloqueio de forma rápida de fake news, com a consequente apresentação da informação correta.

O especialista alerta que a desinformação eleitoral é danosa por afetar a liberdade do voto, e segue a mesma lógica das fake news em geral, que têm facilidade de se espalhar, especialmente nas plataformas de contato social. Um dos desafios do TSE é esclarecer a população sobre a confiabilidade do sistema eletrônico de votação porque, segundo Vitor Monteiro, as urnas eletrônicas não podem apenas ser funcionais e eficientes, mas devem transmitir sensação de segurança para o cidadão.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo