Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Preço e oferta de fertilizantes devem se manter em risco com sequência da guerra entre Rússia e Ucrânia

22/04/2022 - 00h00

  • Entrevista – Consultor legislativo Eduardo Maia

Enquanto a oferta de fertilizantes para a agricultura mundial está em risco devido ao conflito armado entre Rússia e Ucrânia, o aumento nos preços dos insumos já vem ocorrendo desde 2020, segundo lembra o consultor legislativo Eduardo Maia, expositor em uma série de seminários realizados pela Câmara e pelo Senado sobre o tema e seus impactos sobre o Brasil.

O consultor aponta que cerca de 23% do produto importado pelo Brasil vem da Rússia, além de 3% vendidos por Belarus, outro país que também foi alvo de sanções impostas por nações ocidentais por conta do conflito no leste europeu. Segundo estimativas de entidades da agricultura, os fertilizantes chegam a representar 30% do total gasto pelo agronegócio em 2021, especialmente nas culturas de trigo, milho, café, feijão e soja.

Além dos riscos para a oferta de insumos, a crise entre Rússia e Ucrânia também afeta as exportações de trigo e milho, já que os dois países respondem por, respectivamente, 20% e 18% do mercado mundial dos dois produtos. A situação já provocou aumento de 40% no preço internacional do trigo e 20% no caso do trigo, e Eduardo Maia alerta que os efeitos mais amplos das sanções econômicas à Rússia vão ser reconhecidos ainda nos próximos meses.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE