Rádio Câmara

Kalimba

FREEDOM DAY 2022 - África do Sul

FREEDOM DAY 2022 - África do Sul

24/04/2022 - 14h00

  • FREEDOM DAY 2022 África do Sul - BLOCO ÚNICO

  • FREEDOM DAY 2022 África do Sul - BLOCO 1

  • FREEDOM DAY 2022 África do Sul - BLOCO 2

  • FREEDOM DAY 2022 África do Sul - BLOCO 3

Nesta edição vamos lembrar o Dia Nacional da África do Sul, o Freedom Day.  Foi em 27 de abril de 1994 que aconteceram as primeiras eleições democráticas na África do Sul, nas quais Nelson Mandela foi eleito o primeiro presidente negro do país.

Este ano Kalimba apresenta um panorama da música sul-africana contemporânea, a partir da edição 2021 do SAMA– South African Music Awards que premia todos os anos os destaques da música sul-africana. Entre os mais premiados, vamos apresentar a dupla de DJs   Kabza de Small e DJ Maphorisa, com o álbum Once upon a time in Lockdown.  Destaque também para a premiada como melhor artista feminina, Sho Madjozi.

O SAMA procura contemplar a diversidade musical e linguística do país.  Há categorias para artistas que se expressam nas línguas originárias, em inglês e em afrikaans, como a banda Die Heuwels Fantasties e o cantor Brendan Peyper.  O programa traz também as participações do rapper Nasty C, da cantora revelação Azana  e do grupo gospel Mandlethu Gospel Singers.

 

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.