Rádio Câmara

Salão Verde

Serra Pelada: horrores e lições (REPRISE)

Serra Pelada: horrores e lições (REPRISE)

25/04/2022 - 12h00

  • Serra Pelada: horrores e lições (REPRISE)

Há cerca de 40 anos, Serra Pelada, no sudeste do Pará, vivia o auge da “corrida do ouro” no maior garimpo a céu aberto do mundo e palco de cenas diárias de desumanidade e de devastação ambiental em pleno bioma amazônico. O programa Salão Verde acaba de visitar a região, guiado por um garimpeiro aposentado, testemunha dos horrores socioambientais retratados em fotos e filmes. A atual Serra Pelada abriga algumas ações de restauração ambiental, mas ainda convive com a herança de pobreza e desigualdade social. O quadro “GeoLógicas” explica o interesse empresarial na região, integrante da Serra dos Carajás, um dos maiores depósitos de minerais preciosos do mundo. Por outro lado, ambientalistas denunciam o passivo socioambiental da mineração. Parlamentares buscam acordos por uma atividade mineral mais inclusiva e menos danosa ao meio ambiente. (Foto: Reprodução de TV)

Pontos de vista nesta edição: Lauzulino Barbosa, garimpeiro aposentado e testemunha das transformações da Serra Pelada desde 1982, e Sérgio Leitão, ambientalista e diretor-executivo do Instituto Escolhas. Deputados: Greyce Elias (Avante-MG), relatora do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados para a modernização do Código de Mineração, em vigor desde 1967; e Airton Faleiro (PT-PA), integrante do mesmo GT.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.