Rádio Câmara

Trilha das Artes

O universo fabular do ficcionista e jornalista José Rezende Jr.

O universo fabular do ficcionista e jornalista José Rezende Jr.

23/04/2022 - 19h00

  • O universo fabular de José Rezende Jr. (Bloco único)

Mineiro de Aimorés, José Rezende Jr. vive há mais de 30 anos em Brasília onde iniciou uma longeva carreira como jornalista. Atou n'O Globo, Jornal do Brasil, Isto É e Correio Braziliense. Atualmente escreve para a Revista Traços, publicação cultural vendida em Brasília por pessoas em situação de rua. Seu caminho na literatura ganhou contornos profissionais nos anos 2000 quando começou a produzir o seu primeiro livro A mulher-gorila e outros demônios, prefaciado pelo escritor gaúcho Moacyr Scliar.  O segundo livro, Eu perguntei pro velho se ele queria morrer e outras estórias de amor, de 2009, foi laureado pelo Prêmio Jabuti do ano seguinte.

Também lançou, em parceria com o ilustrador Rogerio Coelho, o livro Fábula Urbana destinado ao público infanto-juvenil, que narra o encontro entre um menino pobre que pede um livro, em vez de esmola ou comida, e um homem engravatado e desconcertado com o pedido do garoto.

Em 2019, José Rezende Jr. lançou o seu primeiro romance A cidade inexistente, a história de um velho que decide ficar na sua cidade acompanhado do seu cachorro, mesmo sabendo que ela vai ser inundada pelas águas de uma hidrelétrica. Nessa edição especial do programa, ele fala das suas criações literárias ao som de Gilberto Gil (Refazenda), Elis Regina (Como os nossos pais, de Belchior), Chico Buarque (Futuros amantes) e Chico César (Estado de poesia).


Produção, Reportagem e Apresentação: André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h