Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Cláudio Cajado: Números da LDO refletem o cenário interno e externo sobre a economia nacional

19/04/2022 -

  • Entrevista - Dep. Cláudio Cajado (PP-BA)

Vice-líder do governo no Congresso Nacional, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) aponta que várias questões econômicas internas e no cenário internacional limitaram os números apresentados pelo governo federal no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias, citando também a eventualidade de um terceira onda de Covid-19 na China e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Por isso, para o deputado, o valor nominal de R$ 1.294 para o salário mínimo pode não ser ideal, mas é o que foi possível alcançar dentro da situação econômica atual.

O parlamentar avalia ainda que ações do Poder Executivo podem contribuir para a redução da inflação ainda este ano e permitir que a meta de 3,3% em 2023 seja atingida. A estimativa para 2022 é de 6,45%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses já ultrapassa os 10%, mas Cláudio Cajado lembra que a taxa de câmbio está no patamar mais baixo dos últimos anos e que a União bateu recordes mensais de arrecadação, o que para ele significa a retomada da confiança na economia.

Ele lembra ainda que, mesmo com o crescimento constante das despesas obrigatórias, o que diminui os recursos para novos investimentos, o governo está priorizando algumas áreas, como projetos para a primeira infância, habitação e saneamento.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE