Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Silvia Cristina: Poder público deve aprimorar políticas específicas para a prevenção ao câncer de pele

08/04/2022 - 08h00

  • Entrevista - Dep. Silvia Cristina (PL-RO)

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, a deputada Silvia Cristina (PL-RO) aponta que o Brasil precisa aprimorar as políticas públicas de prevenção e diagnóstico da doença. A parlamentar é relatora da comissão especial que discute ações para o enfrentamento ao câncer no país, que tem por objetivo recolher sugestões e propostas de ações que podem se transformar em projetos no Congresso e em indicações ao Ministério da Saúde.

Especificamente com relação ao câncer de pele não melanoma, a previsão é a de que o Brasil registre cerca de 180 mil novos casos ao longo deste ano, ao lado do tipo melanoma, com estimativa de 8,5 mil casos. Para Silvia Cistina, a falta de recursos para a aquisição de protetor solar por grande parte da população brasileira é uma causa preponderante para o crescimento no registro da doença, mas não é o único fator, porque é preciso levar em conta questões climáticas provocadas pelo aquecimento global.

Na visão da parlamentar, é necessário ampliar ações públicas específicas, citando como exemplo o suporte a trabalhadores urbanos, mas especialmente rurais que trabalham dia a dia sob o sol, e também o aprimoramento das iniciativas de prevenção disponíveis nas unidades básicas de saúde.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE