Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Mariana Carvalho: Utilização da teleconsulta pode ter salvo 75 mil vidas no Brasil durante a pandemia

07/04/2022 -

  • Entrevista - Dep. Mariana Carvalho (PSDB-RO)

Uma das autoras da proposta que regulamenta a telemedicina de forma permanente no país, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) aponta que a possibilidade de consulta à distância ajudou a salvar perto de 75 mil vidas no Brasil, segundo dados de entidades médicas, pelo socorro imediato prestado. O atendimento sem a necessidade do contato presencial entre médico e paciente foi autorizado de forma emergencial no país durante a pandemia de Covid-19 e pode ser estendido se o projeto for aprovado.

Cerca de 52 mil médicos no Brasil aderiram às teleconsultas, realizando perto de 7 milhões de atendimentos nos últimos dois anos. Para Mariana Carvalho, a telemedicina traz uma condição de segurança aos seus usuários, porque evita deslocamentos e contatos presenciais desnecessários, além de estender o atendimento médico a lugares em que não há médicos.

A parlamentar ainda avalia que o uso de tecnologias nos serviços médicos, especialmente para lugares de difícil acesso, pode aprimorar a análise de dados sobre doenças recorrentes, facilitando ações de medicina preventiva. Para ela, o Brasil tem condições de estender os avanços tecnológicos a grande parte da população, devido à capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde, um modelo para todo o mundo.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE