Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Ricardo Silva: Manutenção do consignado em 40% pode impedir que aposentados recorram a agiotas

07/04/2022 -

  • Entrevista - Dep. Ricardo Silva (PSD-SP)

Autor de projeto que estende a ampliação do limite do crédito consignado para 40% do valor do benefício de aposentados e pensionistas do INSS, o deputado Ricardo Silva (PSD-SP) aponta que a medida auxilia os beneficiários que recorreram a agiotas, com custos financeiros maiores, e acabaram se endividando além de suas possibilidades. A proposta do parlamentar, ao contrário de medida provisória editada pelo governo com o mesmo teor, inclui ainda os servidores públicos na extensão da margem, que hoje é de 35%.

Ricardo Silva aponta que, ao longo da pandemia de coronavírus, muitas pessoas perderam o emprego ou sua fonte de renda, e o consignado representou uma alternativa melhor do que empréstimos normais, pelos juros mais baixos. O Brasil tem perto de 35 milhões de aposentados e pensionistas contra cerca de 40 milhões de contratos ativos de empréstimo consignado.

O parlamentar ainda avalia que idealmente as pessoas não deveriam recorrer a empréstimos, mas a situação econômica do país impede que esse ideal seja alcançado por conta das taxas de desemprego e desigualdades sociais. Por isso, ele orienta os beneficiários do INSS, em geral pessoas mais idosas, a procurarem ajuda no momento de contratar um empréstimo, recorrendo a instituições conhecidas para evitar abusos e cobranças indevidas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo