Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Dr. Zacharias Calil: Saúde depende de alimentação, exercícios, saneamento e preservação ambiental

07/04/2022 -

  • Entrevista - Dep. Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO)

No dia mundial da saúde, o deputado Dr. Zacharias Calil (UNIÃO-GO) aponta que os cuidados com a alimentação e a prática de exercícios são as principais medidas individuais para manter uma vida saudável, mas acrescenta que a preocupação ambiental e a infraestrutura de saneamento são essenciais para que a coletividade tenha saúde efetiva.

O parlamentar observa que a pandemia de coronavírus alterou os hábitos da população, inclusive os alimentares, contribuindo para a queda nos níveis de saúde das pessoas, em manifestações de hipertensão e diabetes, mas provocando também doenças de cunho psicológico, especialmente a depressão. E ele alerta que os sintomas depressivos foram detectados inclusive em crianças, que foram muito afetadas pelos problemas decorrentes do distanciamento social.

Na visão de Dr, Zacharias Calil, a escola é fundamental para que os futuros cidadãos adquiram consciência ambiental e de saneamento. O parlamentar defende reforço nas aulas sobre alimentação saudável relacionada ao uso da água, lembrando também que alimentos mal lavados ou o consumo de água insalubre podem ser vetores de verminoses e doenças bacterianas, além dos efeitos nocivos à saúde devido ao excesso de agrotóxicos em muitas culturas agrícolas.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo