Rádio Câmara

Kalimba

Isabel Novella e o Jazz de Moçambique

Isabel Novella e o Jazz de Moçambique

10/04/2022 - 14h00

  • Isabel Novella e o Jazz de Moçambique - BLOCO ÚNICO

  • Isabel Novella e o Jazz de Moçambique - BLOCO 1

  • Isabel Novella e o Jazz de Moçambique - BLOCO 2

  • Isabel Novella e o Jazz de Moçambique - BLOCO 3

 

Nesta edição Kalimba vai até Moçambique, para conhecer uma voz do Jazz daquela a nação irmã.  Trata-se da jovem cantora Isabel Novella. Ela é do sul de Moçambique e, como muitos artistas daquele país, canta em várias línguas:  em Chope (sua língua materna), em Changana (língua falada na capital Maputo e também na África do Sul), em português e também em inglês, o que facilita sua entrada no mercado de outros países da África.

Em 2005, com apenas 14 anos, Isabel Novella começou a frequentar com seu irmão Neco Novellas os festivais de jazz da Europa, na Holanda, Bélgica, Alemanha e Bulgária.  Já em 2009 ela apareceu em uma coletânea de cantoras de todos os continentes, intitulada Beyond Borders, sendo uma das duas representantes da África.

Seu primeiro álbum solo saiu em 2012, com o seu nome no título. A carreira da moçambicana  ganhou impulso, após assinar com o selo Native Rhythms e com a Sony Music, tanto em Moçambique quanto em outros países, incluindo a África do Sul – país vizinho que rapidamente tornou-se a sua segunda casa.

Em 2020 ela lançou o álbum Metamorfose, que lhe rendeu uma nomeação para o SAMA – o South African Music Awards, o mais prestigiado  prêmio da África austral.  Seu trabalho mais recente é o single Oração.

 

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Nilton Gomes

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES