Rádio Câmara

Kalimba

BANDA AMAYENGE (Zâmbia) - Reprise

BANDA AMAYENGE (Zâmbia) -  Reprise

03/04/2022 - 14h00

  • Banda Amayenge (Zâmbia) - BLOCO ÚNICO

  • Banda Amayenge (Zâmbia) - BLOCO 1

  • Banda Amayenge (Zâmbia) - BLOCO 2

  • Banda Amayenge (Zâmbia) - BLOCO 3

Kalimba retorna ao centro-sul do continente africano, para apresentar a música de Zâmbia, um país que faz fronteira com Angola, República Democrática Do Congo, Zimbábue e Moçambique.
O programa de hoje traz o som de um grupo que começou sua caminhada em 1978 e ainda está em atividade. É a banda Amayenge, uma das representantes do ritmo mais marcante da música de Zâmbia, a kalindula, derivado da música tradicional da população do centro do país, especialmente da etnia Lala.
O fundador da Amayenge, Kris Chali, liderou o grupo por 25 anos, até sua morte em 2003. Sua esposa Alice Chali, vocalista e dançarina, assumiu o grupo, com o apoio do empresário da banda, Fraser Chilembo.
Após 40 anos de carreira a Amayenge continua gravando canções nas diversas línguas tribais de Zâmbia, totalizando 24 álbuns de estúdio. O trabalho da banda Amayenge evoluiu da música tradicional de raiz para um som contemporâneo conhecido como kalindula-jazz.

 

Texto e apresentação:  Daniel do Amaral

Trabalhos técnicos:       Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES