Rádio Câmara

Salão Verde

Crise hidroenergética amenizada no outono

Crise hidroenergética amenizada no outono

04/04/2022 - 12h00

  • Crise hidroenergética amenizada no outono

Depois das enchentes de verão em grande parte do país e da seca fora do normal na região Sul, Salão Verde traz um panorama geral dos reservatórios de abastecimento de água e das hidrelétricas neste início de outono, geralmente marcado pela redução do volume de chuvas. A medição vem do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), gerido pela Agência Nacional de Águas (ANA) desde 2014. O programa buscou dados complementares no Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para oferecer um quadro atualizado das crises hídrica e energética, que recentemente impactaram nas contas de água e luz do cidadão. Saiba também o que esperar deste outono ainda sob a influência do fenômeno climático La Niña.

Pontos de vista nesta edição: Antônio Augusto de Lima, coordenador de operação de reservatórios e sistemas hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Produção - Lucélia Cristina
Apresentação - Verônica Lima e José Carlos Oliveira
Edição - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.