Rádio Câmara

Salão Verde

Ato pela Terra e Abril Indígena

Ato pela Terra e Abril Indígena

28/03/2022 - 12h00

  • Ato pela Terra e Abril Indígena

O Ato pela Terra, em março, e o Abril Indígena, já com as primeiras agendas definidas, reforçam a mobilização de movimentos socioambientais contra a política indigenista do governo federal e contra o que chamam de “pacote da destruição” em análise no Congresso Nacional. Na lista, estão cinco projetos de lei sobre licenciamento ambiental (PL 2.159/21), mudança nas regras de registro de agrotóxicos (PL 6.299/02) e regularização fundiária (PL 510/21), além de outros dois projetos ligados à demarcação (PL 490/07) e à exploração mineral (PL 191/20) em terras indígenas. O governo federal reage ao defender o que chama de “protagonismo indígena” na atual estratégia da FUNAI e ao condecorar Jair Bolsonaro com a medalha do mérito indigenista, concedida desde 1972 às pessoas que se destacam na proteção dos povos indígenas. Foto: Secom/PGR

Pontos de vista nesta edição: Txai Suruí, liderança indígena na COP-26, Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas; Marcelo Xavier, presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Antônio Cerqueira, secretário-executivo do Conselho Indigenista Missionário (CIMI); e senador Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional. Artistas: Caetano Veloso, Chico Buarque, Christiane Torloni, Seu Jorge e Daniela Mercury. Deputados: Joenia Wapichana (Rede-RR), Ricardo Barros (PP-PR), Bira do Pindaré (PSB-MA), Capitão Alberto Neto (PL-AM) e Airton Faleiro (PT-PA).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.