Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. José Nelto: Interligação entre cartórios no país pode diminuir custos e reduzir burocracia

16/03/2022 -

  • Entrevista - Dep. José Nelto (Pode-GO)

Com a conexão entre todos os cartórios do país, o deputado José Nelto (Pode-GO) espera que os custos dos serviços notariais sejam reduzidos no Brasil, já que todos os serviços hoje realizados manualmente serão informatizados, reduzindo o tempo e a burocracia para os registros. Ele coordena grupo de trabalho que analisa medida provisória sobre o tema e que realiza mais uma audiência pública com participação de especialistas e representantes do setor, do governo e do empresariado.

O parlamentar admite que os custos de implantação do novo sistema podem ser altos num primeiro momento, mas serão compensados pela redução da burocracia inclusive nos processos internos dos cartórios. Além disso, José Nelto aponta que a interligação entre os cartórios vai dar mais segurança jurídica aos negócios no país, porque qualquer transação ocorrida em um estado vai ser automaticamente conhecida em outra unidade da federação, impedindo fraudes.

Por isso, para o deputado, a medida provisória beneficia toda a população, mas principalmente a área empresarial, que além da garantia da lisura dos negócios vai contar com mais agilidade nas transações.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo

MAIS CONTEÚDO SOBRE