Rádio Câmara

Kalimba

Mês da Mulher - FATOUMATA DIAWARA

Mês da Mulher - FATOUMATA DIAWARA

20/03/2022 - 14h00

  • Mês da Mulher - FATOUMATA DIAWARA - Bloco Único

  • Mês da Mulher - FATOUMATA DIAWARA - Bloco 1

  • Mês da Mulher - FATOUMATA DIAWARA - Bloco 2

  • Mês da Mulher - FATOUMATA DIAWARA - Bloco 3

No mês da mulher, KALIMBA homenageia grandes damas da música da África. Nesta edição nossa homenageada é a cantora, compositora, guitarrista e atriz Fatoumata Diawara.

Ela nasceu em 1982 na Costa do Marfim, mas foi criada desde pequena em Bamako, capital do Mali. Ainda criança mostrou ter talento para representar, até por influência de sua tia, que era comediante.  Começou no teatro ainda na adolescência, e aos 18 anos foi viver na França, onde começou a atuar também no cinema.  Além da paixão pela arte, Fatoumata Diawara   saiu de seu país porque não queria ser obrigada a se casar com um de seus primos.

Em Paris continuou sua carreira no teatro e no cinema, atuando e também cantando. Inspirada por sua conterrânea Rokia Traoré, aprendeu a tocar violão e também a guitarra elétrica, tornando-se a primeira artista do Mali a tocar guitarra solo profissionalmente.

Em suas canções, Fatoumata Diawara aborda questões como a emigração; as lutas das mulheres africanas; a intolerância dos religiosos fundamentalistas e a denúncia da prática da circuncisão feminina. Além de uma movimentada agenda de shows, principalmente pela Europa, ela tem participações no trabalho de muitos artistas.  E mantém sua carreira cinematográfica, com diversas aparições em filmes e documentários como atriz e cantora.

Apresentação:          Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.