Rádio Câmara

Painel Eletrônico

Dep. Daniela do Waguinho: Faltam informações para diagnóstico e tratamento da endometriose

14/03/2022 -

  • Entrevista - Dep. Daniela do Waguinho (MDB-RJ)

Ato marcado para esta terça-feira (dia 15) na Câmara dos Deputados marca as atividades de conscientização para o enfrentamento da endometriose. A deputada Daniela do Waguinho (MDB-RJ), autora de projeto que institui ações de esclarecimento sobre a doença, aponta que nem mesmo a área médica chegou a consenso sobre o diagnóstico, que muitas vezes pode demorar até 12 anos, atrasando o início do tratamento das cerca de 10 milhões de mulheres atingidas pelo problema no Brasil. A congressista espera ainda que o Senado Federal vote a proposta, já aprovada no Plenário da Câmara, ainda no mês de março.

Os sintomas da endometriose passam por dores em forma de cólica durante o período menstrual, durante as relações sexuais, dor e sangramento intestinal e urinário durante a menstruação, e dificuldade de engravidar. Para Daniela do Waguinho, a informação à sociedade sobre todas as questões que envolvem a doença pode possibilitar também que os parceiros entendam melhor o problema e auxiliar na busca por uma solução para combater as dores provocadas pela doença.

Outra iniciativa do Parlamento foi a iluminação entre os dias 10 e 13, do Palácio do Congresso Nacional em amarelo, para chamar atenção sobre o tema.

Apresentação – Marcio Achilles Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

De segunda a sexta, às 8h, ao vivo