Rádio Câmara

Salão Verde

Lições de Aziz Ab'Saber

Lições de Aziz Ab'Saber

14/03/2022 - 12h00

Há 10 anos (16/03), a ciência perdia Aziz Ab’Saber, geógrafo e ambientalista paulista que contribuiu para a compreensão da geomorfologia dos biomas brasileiros, projetos de reflorestamento e estudos pioneiros sobre mudanças climáticas. Ele teve atuação destacada na Rio-92, a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e recebeu vários prêmios pelas centenas de publicações e pesquisas de campo. Salão Verde traz as lições de mestre Aziz Ab’Saber em momento de agravamento do aquecimento global. O quadro “GeoLógicas” destaca os principais pontos do mais recente e alarmante relatório do Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no início deste mês. Foto: Divulgação

Pontos de vista nesta edição: Aziz Ab’Saber, em seminários na Universidade de São Paulo (USP) e em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, em 1992; e Wagner Costa Ribeiro, professor titular do Departamento de Geografia da USP, ex-presidente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) e coordenador do Grupo de Pesquisas em Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.