Rádio Câmara

Kalimba

Mês da Mulher - BEZUNESH BEKELE

Mês da Mulher - BEZUNESH BEKELE

13/03/2022 - 14h00

  • Mês da Mulher: BEZUNESH BEKELE - Bloco Único

  • Mês da Mulher: BEZUNESH BEKELE - Bloco 1

  • Mês da Mulher: BEZUNESH BEKELE - Bloco 2

  • Mês da Mulher: BEZUNESH BEKELE - Bloco 3

No mês da mulher, KALIMBA homenageia grandes damas da música da África. A artista desta edição vem da Etiópia. Estamos falando de Bezunesh Bekele.

Na Etiópia o casamento entre a música tradicional e os instrumentos de banda deu origem ao EthioJazz.  O auge do EthioJazz durou dez anos, do meio da década de 60 até meados da década de 70.  Bezunesh Bekele, nascida em 1936, foi uma das grandes vozes femininas desse período, ficando conhecida, com seu suingue,  como a Aretha Franklin do EthioJazz.

Em 1974 um acontecimento mudou a história da Etiópia, com reflexos em sua indústria da música.  Um golpe militar deu origem a uma ditadura que censurou as produções artísticas e o fechamento dos estúdios, o que inviabilizou a produção musical no país.  O EthioJazz sofreu um duro golpe, mas se manteve com a atuação dos artistas etíopes no exílio.

Bezunesh  Bekele não chegou a ver a retomada da produção musical na Etiópia, vindo a falecer em 1990  de doença do fígado, ainda jovem, aos 54 anos.

 

Apresentação:          Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES