Rádio Câmara

Kalimba

Messaoud Bellemou e a música Raï

Messaoud Bellemou e a música Raï

27/02/2022 - 14h00

  • Messaoud Bellemou e a Música Raï - BLOCO ÚNICO

  • Messaoud Bellemou e a Música Raï - BLOCO 1

  • Messaoud Bellemou e a Música Raï - BLOCO 2

  • Messaoud Bellemou e a Música Raï - BLOCO 3

Raï é uma palavra árabe que quer dizer opinião, pensamento. É a música típica da cidade de Oran, no norte da Argélia. Seus intérpretes cantam o que vem do coração. Desde suas origens no interior da Argélia, o gênero Raï foi identificado com uma energia vocal e letras bastante emotivas.
A modernização instrumental do Raï começa com Messaoud Bellemou. Ele nasceu em 1947 e cedo aprendeu a tocar instrumentos de sopro. Já nos anos 60 ele substituiu a flauta Guesba, tradicional do Raï, pelos metais da música ocidental, especialmente trompete e o saxofone. Mais tarde Bellemou passa a tocar também violino e acordeão, que foram incorporados à sua banda.
Messaoud Bellemou acrescentou ao Raï uma linguagem instrumental mais moderna. Nos anos 90 essa evolução do gênero abriu espaço para uma nova geração de cantores de Raï, os famosos Cheb: Cheb Khaled, Cheb Mami, Cheb Hasni etc. Artistas que trouxeram para o Raï o reconhecimento internacional e o projetaram especialmente no mercado europeu.
Exatamente por isso Messaoud Bellemou recebeu o título de Pai do Raï, Le Père du Raï.

Apresentação:          Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h, e segunda, à 0h.

TODAS AS EDIÇÕES