Rádio Câmara

Trilha das Artes

Renato Rocha evoca o espírito tropicalista em Urutu, nova montagem multimídia.

Renato Rocha evoca o espírito tropicalista em Urutu, nova montagem multimídia.

26/02/2022 - 19h00

  • Renato Rocha evoca espírito tropicalista em Urutu (Ouça na íntegra)

Renato Rocha desenvolve uma pesquisa artística multidisciplinar, onde o diretor transforma o espaço de criação em interfaces, um lugar de encontro e plataforma de diálogo entre outros diferentes segmentos artísticos, trazendo a cena uma performance híbrida, delicada e contemporânea, transbordando as fronteiras e os limites de cada forma de expressão.

Seu nome é conhecido na história da Intrépida Trupe (companhia carioca de teatro e dança) e do Nós do Morro (grupo de teatro do Vidigal, no Rio), mas seu trabalho como diretor ganhou novos contornos a partir de 2010, quando começou a realizar projetos no exterior. Criou espetáculos para a Royal Shakespeare Company, The Roundhouse, Lift, Circolombia, para a Bienal Internacional de Artes de Marselha, o National Theatre of Scotland, o Festival Internacional de Leicester, a União Européia e Unicef. Dirigiu projetos na Índia, Berlim, Tanzânia, Quênia, Egito, Paris, Nova Iorque, Edimburgo, Estocolmo, Budapeste e Colômbia.

Em 2016, Renato Rocha fundou o NAI – Núcleo de Artes Integradas, no Brasil, com o qual realizou novas produções e espetáculos musicais, sempre conjugando artes, grandes palcos, elencos numerosos e alta tecnologia. No próximo mês, ele estreia Urutu, espetáculo que busca pensar a identidade do novo circo contemporâneo brasileiro a partir de uma linguagem transdisciplinar e sensorial entre a cultura popular e urbana, as artes visuais, as experiências sonoras e uma estética carnavalizada, numa clara evocação ao manifesto modernista e aos princípios tropicalistas. Tudo acontece em um picadeiro de aço montado na área externa do CCBB Rio.

No programa ele fala da nova montagem ao som das suas sugestões musicais: Fora da ordem e Um índio, ambas de Caetano Veloso; Geleia Geral, de Gilberto Gil; e Parque Industrial, com Tom Zé.


Produção, Reportagem e Apresentação André Amaro

O programa mistura música, informação e opinião, além de trazer entrevistas com grandes artistas brasileiros.

Sábado, às 19h, e domingo, às 9h