Rádio Câmara

Salão Verde

Enchentes, secas, tragédias e solidariedade

Enchentes, secas, tragédias e solidariedade

28/02/2022 - 12h00

  • Enchentes, secas, tragédias e solidariedade (reeditado)

Desde o início do ano, as enchentes em grande parte do país e a seca na região sul têm provocado mortes, destruição, prejuízos e cenas trágicas. Salão Verde mostra que especialistas já defendem revisão nos critérios de prevenção e monitoramento de risco diante das mudanças climáticas; e parlamentares querem a criação de um fundo com recursos para enfrentar catástrofes, além da plena aplicação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12), criada em 2012, com foco em prevenção e monitoramento de desastres. A Câmara dos Deputados tem sido uma caixa de ressonância desses dramas e tragédias de verão. A solidariedade impera no quadro “Dica da Semana”. Foto: Tragédia de Petrópolis/2022 (Governo do Estado do Rio de Janeiro)

Pontos de vista nesta edição: Fernando Rocha Nogueira, coordenador do Laboratório de Gestão de Risco da Universidade Federal do ABC Paulista (LabGRIS/UFABC); Miqueli Schiavon, dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Antônia Ivoneide, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); e Alexandra Costa, presidente da Associação dos Familiares e Vítimas da Tragédia de Brumadinho-MG (Avabrum). Deputados: Arthur Lira (PP-AL), Alencar Santana Braga (PT-SP), Alice Portugal (PCdoB-BA), Bia Kicis (UNIÃO-DF), Evair Vieira de Melo (PP-ES), Felício Laterça (UNIÃO-RJ), Glauber Braga (Psol-RJ), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Joenia Wapichana (Rede-RR), Jones Moura (PSD-RJ) e José Nelto (Pode-GO).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.