Rádio Câmara

Salão Verde

Mangues da Amazônia

Mangues da Amazônia

21/02/2022 - 12h00

Salão Verde destaca o projeto socioambiental Mangues da Amazônia, que combina restauração de 12 de hectares de vegetação de manguezais, replantio coletivo de mudas, manejo sustentável de caranguejo e educação ambiental em Reservas Extrativistas Marinhas do litoral do Pará. A iniciativa envolve comunidades ribeirinhas e de mangue, sociedade civil (Instituto Peabiru e Associação Sarambuí), Universidade Federal do Pará (UFPA) e prefeituras. No quadro "GeoLógicas", cientistas mostram a relevância dos manguezais para o equilíbrio ambiental e climático do planeta, além das artimanhas da vegetação que se desenvolve em terreno sujeito à ação das marés e cheio de lama, lodo e sal. O quadro “Tá lá na lei” traz a proteção dos manguezais prevista no Código Florestal (Lei 12.651/12) e na Constituição Federal, que reconhece toda a zona costeira como “patrimônio nacional”. Foto: Instituto Peabiru

Pontos de vista nesta edição: Marcus Fernandes, coordenador do Laboratório de Ecologia de Manguezal (LAMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); Danilo Gardunho, coordenador de reflorestamento do Projeto Mangues da Amazônia; Henrique Nanã (Comunidade do Nanã, Tracuateua-PA), Edite Ribeiro (Vila do Tamatateua, Bragança-PA) e Moisés Araújo (Bragança-PA), beneficiários e monitores do projeto. Deputados: Herculano Passos (MDB-SP), presidente da extinta Comissão Parlamentar de Inquérito sobre o Vazamento de Óleo no Litoral Brasileiro, em 2019; e Tereza Nelma (PSDB-AL), relatora da proposta que deu origem à Lei 13.902/19, de apoio à atividade das marisqueiras em manguezais.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.