Rádio Câmara

Kalimba

Congo – a terra de Moïse Kabagambe

Congo – a terra de Moïse Kabagambe

20/02/2022 - 14h00

  • Congo – a terra de Moïse Kabagambe - BLOCO ÚNICO

  • Congo – a terra de Moïse Kabagambe - BLOCO 1

  • Congo – a terra de Moïse Kabagambe - BLOCO 2

  • Congo – a terra de Moïse Kabagambe - BLOCO 3

  • Congo – a terra de Moïse Kabagambe - BLOCO 4

Nesta edição especial, Kalimba , a música da África contemporânea presta uma homenagem póstuma a Moïse Kabagambe, o jovem imigrante da República Democrática do Congo que foi brutalmente assassinado em um quiosque da praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na noite de 24 de janeiro de 2022. O episódio provocou comoção nacional e expôs a situação de milhares de africanos que vivem em nosso país, especialmente nas periferias das grandes cidades.
A República Democrática do Congo, terra de Moïse, é um dos maiores e mais antigos centros da música da África, e o país – antigo Congo Belga – foi um dos primeiros a obter a independência, ainda em 1956. O acontecimento foi comemorado ao ritmo da Rumba congolesa, com dois grandes sucessos do compositor Joseph Kabasele, conhecido como Grand Kallė.
Nesta edição Kalimba relembra esse momento histórico da República Democrática do Congo e apresenta canções que marcam os principais movimentos da música popular dos últimos 60 anos dessa grande nação africana, país natal de Moïse Kabagambe.

Apresentação:          Daniel do Amaral
Trabalhos técnicos: Marinho Magalhães

Uma grande viagem pela música da África, o continente dos sons. Kalimba mostra a evolução da música dos países africanos e apresenta a diversidade étnica e regional do continente, a partir de seus diversos estilos: a música tradicional, a música urbana, religiosa, instrumental, eletrônica, etc.

Domingo, às 14h e segunda à 0h