Rádio Câmara

Salão Verde

Energia solar em expansão

Energia solar em expansão

07/02/2022 - 12h00

Em tempos de crises hídrica e energética, Salão Verde mostra a expansão da energia elétrica gerada a partir do sol. A energia solar fotovoltaica já responde por quase 3% da matriz elétrica brasileira e pode gerar 250 mil empregos e investimentos de R$ 40 bilhões neste ano. O otimismo do setor vem do novo marco legal da micro e minigeração distribuída de energia (Lei 14.300/22), recentemente aprovado pelo Congresso Nacional e em vigor desde janeiro. O quadro “Tá lá na lei” explica como esse marco legal facilita, amplia e democratiza o uso da energia solar, sobretudo por meio de painéis fotovoltaicos instalados no quintal ou telhado de casas, sítios e condomínios residências. O programa também destaca o Projeto Pisco de Luz, a iniciativa da sociedade civil de usar a energia solar para iluminar as noites de uma comunidade quilombola de Goiás que ainda vivia sob a luz e a fumaça das lamparinas de querosene.

Pontos de vista nesta edição: Bárbara Rubim, vice-presidente de geração distribuída da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); e André Viegas, idealizador do Projeto Pisco de Luz (energia solar em comunidades quilombolas). Deputados Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), coordenador da Frente Parlamentar da Energia Limpa e Sustentável e relator da proposta que deu origem à Lei 14.300/22; Carlos Zarattini (PT-SP) e Paulo Ganime (Novo-RJ).

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h; terça, 6h; sexta, 12h; e domingo, 10h.