Rádio Câmara

Salão Verde

Contaminantes emergentes na água (REPRISE)

Contaminantes emergentes na água (REPRISE)

31/01/2022 - 12h00

  • Contaminantes emergentes na água

Resíduos de remédios, inseticidas e produtos de higiene e limpeza que todos nós usamos diariamente em casa ou no trabalho podem parar nos mananciais que abastecem as cidades de água. São os chamados “contaminantes emergentes”, que geralmente escorrem pelos ralos ou são incorretamente descartados e, muitas vezes, não são devidamente monitorados nas estações de tratamento de água. Salão Verde vai mostrar a pesquisa em curso no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) para minimizar os efeitos desses contaminantes e ampliar a proteção da saúde humana e do meio ambiente. O tema tem relação com a nova Lei do Saneamento Básico (Lei 14.026/20), recentemente aprovada no Congresso Nacional. Mas cientistas avaliam que os contaminantes emergentes ainda precisam de normas específicas.

Entrevista nesta edição: professor Eduardo Bessa Azevedo, doutor em engenharia química, especializado em engenharia sanitária e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais da USP em São Carlos-SP.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.