Rádio Câmara

Salão Verde

Vulcanismo no mundo (REPRISE)

Vulcanismo no mundo (REPRISE)

10/01/2022 - 12h00

  • Vulcanismo no mundo (REPRISE)

O Planeta Terra tem cerca de 1.500 vulcões potencialmente ativos e em torno de 50 em plena atividade neste momento. Salão Verde mergulha no vulcanismo, processo ao mesmo tempo fascinante e devastador estudado pelas geociências. O programa traz as erupções mais destruidoras da história, desde o Vesúvio, na Itália, ao Nevado del Ruiz, na Colômbia. O quadro “GeoLógicas” detalha alguns dos principais fenômenos do vulcanismo, como o lahar, o gêiser, os fluxos piroclásticos, as explosões freáticas e as dorsais oceânicas, responsáveis pela expansão diária do assoalho marítimo. O programa também destaca os avanços da geociência para ampliar o conhecimento do material vulcânico vindo lá das entranhas da Terra e, assim, prevenir tragédias.

Ponto de vista nesta edição: Marcell Leonard Besser, vulcanólogo do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e pesquisador de vulcões antigos do Brasil e da África e de vulcões recentes da Islândia, país insular europeu erguido por erupções no meio do Oceano Atlântico.

Produção - Lucélia Cristina
Edição e apresentação - José Carlos Oliveira

Semanalmente, o programa traz conteúdo variado de entrevistas, matérias especiais e debates que aprofundam temas sobre a sustentabilidade no Brasil e no mundo. Quadros especiais destacam dicas para um meio ambiente equilibrado e novidades científicas sobre a dinâmica do planeta e da natureza.

Em 4 horários: segunda, 12h e 22h45; terça, 6h; e sexta, 12h.